quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia Mundial da Terra

 No âmbito do Dia Mundial da Terra, a Oficina das Artes, realizou uma atividade de expressão plástica que consistiu na pintura do planeta Terra. Ao longo da atividade, falou-se sobre a importância da conservação e preservação da Terra.











sexta-feira, 16 de abril de 2021

Semear... para colher!

A nossa horta começa a dar os primeiros sinais de germinação.
"(...) A germinação é o processo pelo qual um organismo cresce a partir de uma semente ou estrutura semelhante. O termo é aplicado ao surgimento de uma muda de uma semente de uma angiosperma ou gimnosperma, ao crescimento de um esporelo de um esporo, como os esporos de fungos, samambaias, bactérias e ao crescimento do tubo polínico do grão de pólen de uma planta de semente. (...)"




Vamos semear... para colher!

 A oficina dos "Cientistas do Saber" está a criar uma pequena horta no CATL - O Borbas. 
Inicialmente, a ideia era envolver as crianças na sua criação, de modo a envolvê-las ativamente no projeto. Trata-se de um trabalho interessante, pois, as crianças teriam um contato mais direto com a terra, o que possibilitaria a aquisição de novos conhecimentos sobre o plantio e cultivo, de algumas culturas.
Com este projeto, pretendia-se que os mais pequenos, ficassem com algumas noções básicas sobre as etapas do cultivo de uma determinada semente, ou seja, desde a sua germinação até ao seu crescimento final.
É de salientar a importância e o impacto que o "Saber Fazer" tem, na educação de cada um de nós, através da prática e contato direto (observação) com uma determinada tarefa/ação, o que faz toda a diferença no processo de aprendizagem. 
Dadas as circunstâncias atuais, tivemos que avançar com a criação da horta, de forma a criar os plantios e preparar as sementeiras de algumas culturas que iremos semear/plantar, nomeadamente, melancia, salsa, curgete, nabiça, entre outras.













quarta-feira, 7 de abril de 2021

Semana da Saúde 2021 | Suporte Básico de Vida

A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo.
O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada e consiste em duas ações:

- Compressões torácicas (para fazer o sangue circular);

- Ventilações (para dar oxigénio aos pulmões).

O SBV pode prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca.
Neste sentido, um elemento dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, realizou uma ação de sensibilização, sobre as principais técnicas de suporte básico de vida, aos/às colaboradores/as do CATL “O Borbas”.