sexta-feira, 12 de março de 2021

Vamos aprender a amealhar!

A sala das crianças do 1º ano elaborou um "porquinho mealheiro", com intuito de sensibilizar para a importância de amealhar algum dinheiro.
 "A educação começa pelo exemplo, é importante que, tanto na área financeira como em qualquer outra área, mantenha sempre a coerência entre aquilo que explica e aquilo que pratica. Ou seja, muitas vezes, os próprios adultos são os primeiros a terem alguma dificuldade em gerir o seu próprio dinheiro, tornando assim o processo de explicar às crianças ainda mais complicado.
Portanto, primeiro que tudo, é importante que os tutores mostrem aos mais pequenos como as suas práticas diárias permitem que tenham uma carteira mais saudável. Para tal, deve começar por demonstrar comportamentos financeiros responsáveis, tais como: elaborar mensalmente um orçamento familiar, ter um fundo de emergência e poupar regularmente.
O segundo passo passa por adotar algumas estratégias. Por exemplo, um método que se revela bastante eficaz junto dos mais pequenos e que ainda está pouco explorado em Portugal é o “Spend, Save, Share”, que em português significa “Gastar, Poupar, Ajudar”. A base desta metodologia tem como ponto de partida a ideia de divisão do dinheiro em três mealheiros que representam três diferentes fins a dar ao dinheiro. O primeiro mealheiro corresponde ao “Gastar” e tem como finalidade alocar o dinheiro para as despesas já existentes e para o que pretende realizar no imediato. Já o mealheiro do “Poupar” vai ajudá-lo a que tenha a noção de que tem de deixar algum montante de parte para poder fazer algum investimento maior no futuro, por exemplo. Com o mealheiro do Ajudar, está também a introduzir uma noção de solidariedade e de partilha com os outros, aumentando a consciência social das crianças."
(citado in https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/como-ensinar-as-criancas-a-poupar/)
 






Sem comentários:

Enviar um comentário